AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 1º ANO

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Aluno(a):________________________ nº ______
Professor:GleizSérie: Turma:C/D Turno:Tarde
01 – Questão: Assinale a alternativa que corresponde ao processo inicial de formação da Terra.
a) Surgimento dos elementos ar, solo e água.
b) Agregação de partículas.
c) Poeira cósmica
d) Formação da crosta terrestre.
02 – Questão: Marque a alternativa que corresponde a verdadeira.
a) O nosso planeta não evoluiu com o decorrer do tempo.
b) O universo surgiu da explosão de um átomo original.
c) Inicialmente surgiram os elementos ar, solo e água.
d) Os elementos mais leves formam o núcleo da Terra.
03 – Questão : Sobre a teoria Criacionistas, assinale Verdadeiro ou Falso.
(V) O Criacionismo admite um ser sobrenatural criou a Terra e tudo o que nela habita.
(V) No Criacionismo clássico o universo foi criado pelo Deus Cristão e não sofreu qualquer processo evolutivo.
(F) A Teoria Criacionista só existe para os Cristãos.
(F) Nós não podemos escolher teorias, pois só existe uma que é comprovada, a Teoria da Evolução.
04 – Questão: Assinale a alternativa que corresponde à resposta verdadeira.
a) A idade da Terra foi descoberta em meados do século XIX.
b) Sobre a determinação da idade da Terra, muitos religiosos, pesquisadores, historiadores e filósofos formularam muitas teorias.
c) O material utilizado para a descoberta da idade da Terra foi o ouro.
d) O tempo é utilizado apenas para medidas simples, como por exemplo, uma hora.
05 – Questão: Considerando que o registro da idade da Terra são as rochas. E você, quantos anos tem? Quais são os possíveis registros ou documentos que comprovam a sua idade?
R. PESSOAL
06 – Questão: Marque a alternativa que corresponde ao objeto principal de estudo do arqueólogo.
a) Projetar virtualmente os seres que habitaram o planeta.
b) Fazer apenas a datação das rochas.
c) Desvendar somente os desenhos rupestres.
d) Investigar a história da natureza e a origem dos povos.
A – Responda sobre as seguintes questões:
07 - Qual a importância do Trabalho de um arqueólogo?
R. Investigar e tentar reconstituir informações, eventos ou cenários naturais e sociais que remontem ao passado, a partir de pistas deixadas nos ambientes atuais.
08 - Explique porque os nossos ancestrais desenhavam animais e os seus costumes e hábitos.
R. É inerente do homem representar seus hábitos sociais e culturais. E constituir também como uma forma de comunicação.
                                             BOAS FÉRIAS!!!
                                               Professor Gleiz






READ MORE - AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 1º ANO

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 1º ANO

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
Aluno(a):_________________________ nº ______
Professor:Gleiz Série: Turma:C/DTurno:Tarde
01 – Questão: O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez em 2001 um levantamento da população brasileira. Que porcentagem de brancos e negros você acha que a pesquisa revelou?
a) 71% de brancos e 27% de negros;
b) 51% de brancos e 47% de negros.
02- Questão : Na sua opinião, as piadas que falam da cor da pele das pessoas são:
a) Uma forma de violência;
b) Uma simples brincadeira.
03 – Questão: Identifique abaixo somente a alternativa que não indica expressão cultural afro-descendentes:
a) Capoeira
b) Maracatu
c) Umbanda
d) Candomblé
e) Festas Juninas
04 – Questão: Que alternativa define melhor o significado de:
(a) Civilização (b) indivíduo (c) sociedade (d) aldeia
(c) Grupo organizado com suas instituições, regras e bens comuns.
(b) Alguém em relação a uma comunidade: qualquer pessoa.
(d) Pequeno povoado.
(a) Organização social ampla, com regras políticas estabelecidas, relações de trabalho administradas por um corpo de funcionários públicos, religião vinculada ao poder central e existência de cidades.
05 – Questão: Sobre o estudo da História é correto afirmar:
a) ( X ) Ajuda a pensar melhor o mundo atual;
b) ( ) Consiste em decorar datas e fatos;
c) ( ) Perdeu o sentido na era da globalização;
d) ( ) Não estuda as sociedades recentes.
06 – Questão: Não é correto se afirmar sobre a globalização:
a) ( ) Promove um contato maior entre diferentes povos;
b) ( ) Tem ampliado as contradições sociais;
c) ( ) Tem desfeito algumas barreiras entre as nações;
d) ( X ) Retarda a destruição da Natureza.
07 – Questão: É característica da globalização:
a) ( ) Criar uma harmonia perfeita entre os povos;
b) ( ) O surgimento do comércio mundial;
c) ( X ) A comunicação mais estreita entre as sociedades;
d) ( ) A existência de diferentes sociedades.
08 – Questão: Você acha que negros têm maiores ou menores oportunidades em nossa sociedade? Por quê?
R. PESSOAL
                                         BOAS FÉRIAS!!!
                                           Professor Gleiz






READ MORE - AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 1º ANO

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Aluno(a):_______________________ nº ________
Professor:Gleiz Série: Turma:C/D Turno:Tarde
01 – Questão: A estruturação do espaço geográfico na América latina continua em ritmo acelerado após a abertura dos mercados regionais, principalmente o Mercosul. A dinâmica do Mercosul necessitara de muita energia, inclusive o gás natural.
Baseado no exposto, podemos afirmar corretamente que:
a) O gasoduto Bolívia-Brasil ampliará o uso de energia alternativa no Brasil e permitirá que alguns meios de transporte reduzam a poluição.
b) O gasoduto Argentina-Paraguai parte da infra-estrutura regional e possibilitará maior integração com os países do norte da região.
c) O gasoduto Bolívia-Brasil mudará a organização do espaço brasileiro, mais precisamente nas regiões Norte e Nordeste.
d) O gasoduto Argentina-paraguai abastecerá as indústrias dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, principalmente no Brasil.
e) O gasoduto Bolívia-Brasil dificultará os acordos geopolíticos e geoeconômicos regionais entre países que compõem a América do Sul.
02 – Questão : Por um processo acentuado de crescimento, dois ou mais sítios urbanos acabam se unindo e formando uma paisagem urbana contínua que, inclusive, dificulta a delimitação territorial de cada um municípios integrados. O texto refere-se à:
a) Rede urbana
b) Conurbação
c) Sementeira urbana
d) Capital regional
e) Aglomeração
03 – Questão: A metrópole é o lugar em que se dão sucessivas adaptações do espaço urbano com o objetivo de atender às exigências do mundo moderno, o que a distingue de quaisquer outras cidades. A distinção entre as metrópoles e as outras cidades brasileiras pode ser identificada pela:
a) Construção de habitações para absorver a população oriunda da zona rural.
b) Construção de grandes avenidas perimetrais e radiais que cruzam a cidade.
c) Revitalização do sítio urbano e dos centros históricos para preservar a memória urbana.
d) Implantação da infra-estruturas e serviços que interligam e polarizam vários centros urbanos.
e) Valorização dos terrenos nas áreas periféricas por causa do crescimento horizontal da cidade.
04 – Questão: Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:
1. A partir da década de 1960, a integração do território pelas redes de transporte e comunicações e pelo mercado permitiu que o urbanização brasileira se tornasse, especialmente, um fenômeno generalizado.
2. Entre as décadas de 1960 e 1980, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento de cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
3. Durante as décadas de 1960 e 1970, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.
4. A partir da década de 1980, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias.
Estão corretas as alternativas:
a) 1 e 3
b) 2 e 4
c) 1, 2 e 3
d) 2, 3, e 4
e) 1, 2, 3 e 4
05 – Questão: Avalie as afirmações seguintes:
A. O processo de substituição de importações repercutiu sobre a composição das exportações brasileiras, aumentando o peso dos manufaturados e reduzindo o dos produtos básicos.
B. Entre as décadas de 1930 e 1980, o Brasil comportou-se, quase exclusivamente, como exportador de café, açúcar, borracha natural e minério de ferro.
C. A abertura comercial da economia brasileira, no cenário da globalização, acelerou a mudança na composição das exportações brasileiras, reduzindo ainda mais o peso dos produtos agrícolas.
D. O comércio exterior brasileiro voltou a crescer, relativamente ao PIB, com a abertura comercial iniciada na década de 1990.
São verdadeiras, apenas:
a) A e B
b) A e D
c) B e C
d) C e D
e) A , C e D
                                    BOAS FÉRIAS!!!
                                     Professor Gleiz

READ MORE - AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 2º ANO

E.E.M. EDITE ALCÂNTARA MOTA
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
Aluno(a):_________________________nº ____
Professor:Gleiz Série:2º Turma:C/DTurno:Tarde 
01 – Questão:
“E se a lição foi aprendida
A vitória não será vã
Neste Brasil holandês,
Tem lugar para o português
E para o Banco de Amsterdam.”
                                                         (Chico Buarque e Rui Guerra, Calabar,1973.)
Baseando-se nos versos da peça de teatro Calabar, responda.
a) O que era o “Brasil holandês”?
R. Era a área litorânea localizada entre os atuais estados de Sergipe e Maranhão, dominada pelos holandeses entre 1640 e 1654. A sede desta possessão era Recife, em Pernambuco.
b) Por que os autores afirmam que no Brasil havia lugar “para o português e para o Banco de Amsterdam”?
R. Os holandeses forneciam escravos e empréstimo, e os senhores de engenho vendiam o açúcar a ser comercializado na Europa.

02 – Questão: Com relação ao domínio holandês no Brasil, no período colonial, pode-se afirmar que:
a) Os limites das suas conquistas ficaram restritos a Pernambuco, então a Capitania que mais produzia açúcar na Colônia;
b) O governo de Nassau, de acordo com a Companhia das Índias Ocidentais, procurou, juntamente com os produtores locais, incrementar ainda mais a produção de açúcar;
c) A partir de suas bases no Nordeste, os holandeses ampliaram o raio da sua dominação, chegando, em 1645, a conquistar a América peruana;
d) Oriundo de uma Holanda dividida pelas guerras de religião, o protestante Nassau fez do seu governo, em Pernambuco, um regime teocrático de protestantismo radical;
e) Nas regiões que dominaram, os holandeses transformaram a economia numa atividade igualmente lucrativa para Portugal e Espanha.

3 – Questão: A presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial:
a) Garantiu a manutenção do direito e liberdade de culto, o tabelamento dos juros e o financiamento das plantações.
b) Perseguiu os judeus e católicos através do tribunal do Santo Ofício.
c) Acelerou o processo de unificação política entre Espanha e Portugal.
d) Criou, no Brasil, instituição de crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses.
e) Visava à ocupação pacífica do Nordeste.

04 – Questão: Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o Quilombo de Palmares, que havia se formado deste o início do século XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o Quilombo de Palmares?
R. Foi o mais importante agrupamento de escravos fugidos do Brasil Colonial.
b) Explique por que o dia da morte de Zumbi é considerado o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
R. Zumbi foi o último de Palmares e sua biografia simboliza a luta afrodescendentes na defesa, a qualquer preço, da liberdade.

05 – Questão: As formas de arrecadação dos impostos estabelecidos pela Coroa eram variadas. Caracterize os seguintes impostos:
a) Quinto: 20% sobre o total minerado de ouro, prata e diamante.
b) Finta: Quantia anual fixa de aproximadamente 30 arrobas, cerca de 450 quilos.
c) Sistema de captação: A cobrança de um imposto por cabeça de escravos. 
d) Derrama: A cobrança dos quintos em atraso.

                                              BOAS FÉRIAS!!!

                                                Professor Gleiz.


READ MORE - AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 2º ANO

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Holanda 2 x 1 Brasil