AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO: 3º BIMESTRE

domingo, 26 de setembro de 2010

             EEM EDITE ALCÂNTARA MOTA

          AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

Aluno(a)_____________________ Nº _____
Prof. Gleiz Série: 2º Ano     Turno: Tarde

01 – Questão: Sobre a divisão regional do Brasil, analise as seguintes afirmações:
I – Os limites das macrorregiões do IBGE acompanham os limites das unidades da federação, pois a divisão regional oficial tem finalidades de coleta e apresentação de dados estatísticos.
II – Em 1969, a Bahia, que parte da antiga Região leste, passou a fazer parte da Região Nordeste, o que atesta a importância atribuída aos fatores socioeconômicos na nova divisão regional.
III – Na divisão em complexos regionais, o norte de Mato Grosso participa da Amazônia, o que constitui um reconhecimento de que essa área funciona como fronteira demográfica e limite entre o cerrado e a floresta equatorial.
IV – Na divisão em complexos regionais, o norte de Minas Gerais participa do complexo nordestino, em virtude essencialmente de suas características naturais.

Estão corretas, apenas, as afirmações:

a) I, II e III   b) I, III e IV   c) II e III    d) I e IV    e) III e IV

02 – Questão: Entre os fatores responsáveis pelo crescimento industrial da região de Joinville e do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, pode-se relacionar:

a) Os recursos minerais, notadamente o minério de ferro e o carvão mineral.
b) A proximidade das grandes metrópoles do Sudeste.
c) A oferta abundante de matérias-primas provenientes da agropecuária, como a soja, o milho e o couro.
d) Os capitais e a força de trabalho proporcionados pela imigração européia.

03 – Questão: Sobre o Nordeste brasileiro, avalie as afirmações seguintes:

I. O Nordeste foi, desde o início do século XX, alvo de políticas federais de planejamento regional que se caracterizaram, durante muito tempo, pelo conceito de construção de “obras contra as secas”.
II. As “obras contra as secas” no semi-árido nordestino transformaram as estruturas da economia regional, pois foram acompanhadas por uma reforma agrária que destruiu o poder do latifúndio algodoeiro-pecuarista.
III. As águas do Rio São Francisco são disputadas para múltiplos usos, como o abastecimento humano e animal, a irrigação de terras agrícolas e a produção de eletricidade.
IV. A Sudene, criada por iniciativa das oligarquias nordestinas, destinava-se a promover a industrialização autônoma da região, libertando-a da hegemonia dos capitais do Centro-Sul.

São verdadeiras, apenas, as afirmações:

a) I e IV    b) II e IV     c) I e III       d) II e III       e) I e II.

04 – Questão: Na EXPOINTER 2003, a maior feira de agricultura do Rio Grande do Sul, o Presidente do Brasil afirmou que a reforma tributária busca minimizar as distorções resultantes da “guerra fiscal” entre as unidades de federação brasileira, característica da política econômica dos anos 1990. A conseqüência espacial dessa política foi:

a) A distribuição equilibrada da produção industrial brasileira, pois os Estados puderam competir em igualdade de condições.
b) A interiorização de indústrias de alta tecnologia, como a de componentes eletrônicos, a exemplo do Vale do Sílicio, na região Sul.
c) A distribuição equilibrada da produção industrial brasileira, ainda que, na indústria automotiva, uma das principais, os novos investimentos tenham permanecido no Estado de São Paulo.
d) A concentração dos investimentos em plantas industriais na região Nordeste, principalmente a automotiva, puxada pela política mais agressiva do Estado da Bahia.
e) O crescimento da região metropolitana de Curitiba, estimulado pela oferta de empregos que seriam criados pelos investimentos da indústria automotiva que para lá se deslocou.

05 – Questão: Sobre o Nordeste do Brasil, é verdadeiro afirmar que:

a) Na Zona da Mata açucareira predominavam as pequenas propriedades agrícolas ocupadas com a policultura.
b) As atividades industriais implantadas a partir da Sudene possibilitaram eliminar as desigualdades regionais do país.
c) O avanço do capitalismo no campo vem provocando mudanças nas relações de trabalho e possibilitando o acesso à terra para a maioria dos trabalhadores rurais.
d) O litoral nordestino apresenta-se homogêneo quanto aos seus aspectos físicos, uso do solo e exploração econômica.
e) A Sudene foi criada com o objetivo de integrar a região ao processo de expansão do capitalismo nacional com base na industrialização.


                                                                                     BOA SORTE!















READ MORE - AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 2º ANO: 3º BIMESTRE

 
 
 

"Quer frescar fresque"

Alemanha 4 x 0 Argentina

Holanda 2 x 1 Brasil